domingo, 20 de abril de 2014

Ler esse post não te fará menos babaca. Ouvir metal também não.

Que eu lembre, eu nunca me defini como uma metalhead e sinceramente não tenho certeza se quero. Sim, eu ouço metal. Sim, eu visto camisetas de bandas e se eu pudesse, compraria meus discos favoritos. Recentemente eu até adquiri uma "bandeira poster" de uma banda que me marcou de certo modo. Faz mais ou menos dois anos que parei de escutar bandas de "core" e comecei a escutar metal. Mas mesmo assim, não me definiria como metalhead. E não me pergunte o porquê: eu não sei. Acho que simplesmente não gosto da ideia de ser chamada de algo só pelo estilo musical que eu mais passo tempo ouvindo. Eu escuto metal, visto camisetas de bandas, mas não respiro e nem vivo de metal. Eu também ouço um pouco de MPB e coisas do tipo, e sinceramente gosto muito de trap music. E pra terminar as revelações: adooooro Beijinho no Ombro! Entretanto, o que me leva a escrever esse post é outra coisa...

Eu tenho amigos que podem ser definidos como metalheads, tenho amigos que dizem isso abertamente. Certo, bom pra eles, geralmente eu não ligo - embora seja realmente muito bom ter amigos que curtam o mesmo som que você. E honestamente eu ainda estou adquirindo o hábito (porque na verdade eu esqueço) de visitar sites como Whiplash, Horns Up, Metal Injection etc. E recentemente alguém postou um link no facebook para este artigo. Minha opinião? Engraçado.

No Brasil, na Noruega, na Inglaterra ou nos Estados Unidos, em todos os lugares do mundo tem gente babaca. E dentro da cena metal, isso não é diferente. Sem contar com todos os que acham que metal é a única música que presta, e que o fato de que eles ouvem isso os faz superiores aos outros. Mas pera aí, o quê?! Superior por causa do que a criatura ouve?! Que nem aqueles que se acham melhores por ler Machado de Assis do que Harry Potter. Além de babacas, sabe o que mais esses dois tipos de pessoa tem em comum? Ambos estão se julgando melhores ao serem passivos. Melhores por coisas que eles não fazem ativamente, por coisas que eles recebem em seus ouvidos/olhos, coisas feitas por outros que entram em suas mentes. Onde eu quero chegar é: por que alguém seria superior pelas coisas que essa pessoa recebe, e não pelas coisas que essa pessoa faz? Se o cara fizesse música ao invés de simplesmente escutá-la, e de fato fizesse algo com uma base em teoria musical e estudo, talvez assim o cara poderia ter feito uma música superior a que um outro cara, sem estudo algum, teria feito, e assim poderia até se chamar - egocentricamente, claro - de "superior".

Não é exatamente aquela história de "não gostou, faz melhor", mas é mais um "se você só recebe e não faz, você não é superior". Não tenho certeza se acabei fugindo do assunto do que foi publicado no Whiplash, mas é que, na verdade, ao ler o artigo, eu não pude evitar de pensar em quantos desses babacas o usariam como argumento...

2 comentários:

  1. "Por que alguém seria superior pelas coisas que essa pessoa recebe, e não pelas coisas que essa pessoa faz?" Hell, yes! Acho uma completa perda de tempo ficar se vangloriando pelas coisas de que se gosta. Quer dizer, não faz diferença nenhuma, faz? No final somos todos o mesmo emaranhado de células e coisa do tipo. E não são apenas os fãs de metal que se comportam dessa maneira, fã de rock são igualmente insuportáveis. E tudo bem que eu de fato acho rock bem melhor do que sertanejo universitário, mas acho que isso não me qualifica como uma pessoa melhor do que outra que goste de Luan Santana (por mais que eu não consiga compreender os movitos de se gostar de Luan Santana, eu aceito).

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria! Nesse exato momento eu estou aqui agradecendo do fundo do meu coração por tu ter comentando no blog e me feito conhecer esse blog maravilhoso que é o teu. Sério. Eu concordo muitíssimo com o teu texto, e olha, esse tipo de atitude é bem costumeiro e me enoja. Gente que se acha superior pelo gosta me enoja, porque esse tipo de gente coloca toda a humanidade a mercê de seu próprio julgamento, como se todo mundo tivesse que pensar da mesma forma que o fulaninho e claro, gostar das mesmas coisas que ele. E porque diabos as pessoas se irritam porque os outros não gostam das mesmas coisas que eles? Isso não faz nenhum sentido :[
    Enfim, gostei muito daqui mesmo <3
    Beijão, Bruna S.
    Blog

    ResponderExcluir