quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Enfim, a quarta geração!

Na última terça-feira, dia 2 de setembro, foi lançado oficialmente o quarto jogo da franquia The Sims. Embora a princípio o jogo só estaria disponível no Brasil a partir do dia 4, quem comprou na pré-venda através do Origin, pode acessar o jogo à uma da manhã do dia 2. Ou seja, eu. Enquanto eu esperava o lançamento do jogo, fui criando diferentes sims no Create A Sim Demo e mal esperava para poder jogar com todos eles (já que existe a opção da galeria, onde eu poderia resgatar os meus sims criados no CAS e colocá-los dentro do jogo). Além disso, os criadores do jogo decidiram fazer live broadcast todos os dias até o lançamento do jogo, e isso só me deixava mais e mais ansiosa. Nesse período, fui também acompanhando fansites e fóruns, vendo o que as pessoas estavam achando e tudo mais, até que eu encontrei uma lista de coisas que existiam nos outros The Sims que não existem no 4. O que mais parecia afetar as pessoas era a falta de piscinas e bebês (os recém nascidos ainda existem, mas eles não passam por aquela fase em que você tem que ensiná-los a falar, andar e usar o pinico - ao invés disso, eles viram crianças direto). Fora isso, o mundo aberto do The Sims 3 não existe mais - o sim pode sair de casa, mas será preciso uma tela de carregamento. A opção Create a Style, que permitia alterar as cores e padrões das roupas e da mobília (e basicamente qualquer coisa) não está presente no The Sims 4. E a lista ainda vai longe...


Magdalena Flowers indo para casa, depois de uma tarde divertida no parque. Sua postura, expressão facial e jeito de andar são influenciados pelo fato de que ela estava muito cansada.

Apesar de tudo que falta, os sims agora possuem emoções. Isso é uma coisa que basicamente já existia no The Sims 3, mas no quarto jogo elas ganham uma dimensão muito maior, em que certas interações dependem do estado emocional do sim, além de que elas também podem ajudar no desenvolvimento de alguma habilidade. Boas novas para os sims pintores: eles podem pintar diferentes quadros baseados nas emoções, desde que eles estejam as sentindo no momento. Isso adiciona ao jogo um envolvimento maior - inclusive parece que o jogo inteiro foi feito para que o envolvimento entre o jogador e os sims seja grande.


Meu sim pegou fogo ao tentar cozinhar. Ele ficou muito desconfortável e tenso pelo resto do dia após a experiência de quase ser queimado vivo.

Agora, gostaria de deixar clara a minha opinião sobre o jogo.

Sinceramente, acho que as pessoas estão reclamando demais. Sim, o jogo tem falhas (meu bebê nasceu uma aberração, aparentemente isso é um problema relacionado a placa de vídeo e sinceramente não me incomoda nem um pouco, já que eu nunca gostei de bebês, nem de "toddlers", os bebês que estão aprendendo a andar, falar etc.), alguns errinhos aqui ou lá, mas devemos lembrar que o jogo acabou de ser lançado e muitos patches virão para corrigir tudo isso. A falta de piscinas e toddlers não afeta em nada o meu jogo (sempre achei piscinas muito sem sentido, gostava delas por uma questão estética que pode muito bem ser construída com as fontes, por exemplo), as telas de carregamento afetam muito... Pra melhor!

Por mais que meu processador seja bom, por mais que meu computador seja bonzinho, o mundo aberto do The Sims 3 era o mestre em deixar lag, travar o jogo e ferrar minha vida (tá, não é pra tanto). O mundo aberto sempre me deu uma sensação de que tem muito espaço e pouca coisa pra fazer em tudo aquilo. Isso é algo que me agradou muito - com as telas de carregamento, o jogo não fica travado, na verdade ele flui perfeitamente, e é possível adicionar mais detalhes nos espaços fechados, já que agora o computador não precisa carregar a cidade inteira, junto com todos os sims, lotes etc., ele só precisa carregar aquela porção do mapa, o que deixa o jogo muito mais leve e tranquilo. Lembrando também que apesar de ser um jogo que simula a vida real, é só isso que ele faz: simula. Ele não é igual a vida real, e se fosse ninguém jogaria, justamente porque a vida real não é tão divertida quanto o jogo.

Plantar nunca foi tão divertido!

Quanto à falta de costumização, isso é meio chato, mesmo. Mas ao mesmo tempo, não altera grandes coisas. A costumização não tinha nenhuma função real no jogo (além de deixar bonitinho), e agora é uma coisa a menos para o computador processar. O The Sims 4 foi feito para não ser tão pesado quanto o 3 - por mais que muitos computadores hoje em dia sejam capazes de rodá-lo sem muitos problemas, ainda tem muita gente que é impedida de curtir o 3 tranquilamente por causa de coisas como o mundo aberto e o Create a Style.

Para mim, The Sims 4 dá de dez a zero no 3, porque é muito mais divertido (acaba sendo com as emoções, embora elas possam algumas vezes ser falhas - por exemplo se meu sim trai a namorada, ela não reage), é menos travado e os gráficos são simplesmente maravilhosos, mesmo com qualidade baixa - meu notebook não suporta nem a qualidade média de gráficos e mesmo assim estou encantada.


Mesmo com os gráficos configurados para qualidade baixa, o jogo é simplesmente lindo.

Falando em divertido, outra coisa que eu achei muito bacana é o fato de que existem certas coisas que você precisa fazer para conseguir ser promovido no emprego, o que faz com que o jogador se envolva mais nesse aspecto da vida de seus sims. As festas e eventos sociais, de diferentes tipos, tem objetivos e podem mudar como seus sims se sentem dependendo do desempenho. Por exemplo, minha sim foi a um encontro com o namoradinho dela e haviam certas interações que eu precisava fazer para que o encontro tenha sido bom. No 3, os sims iam para encontros mas não tinham nenhum tipo de objetivos no encontro, e quando eles desejavam ter um encontro bom, eu não sabia o que definia um encontro bom para os sims, mas aparentemente as coisas ficaram muito mais fáceis com todos esses objetivos.

Estou apaixonada por The Sims 4 e não me arrependo nem um pouco de ter comprado na pré-venda.

4 comentários:

  1. Sempre gostei de The Sims, desde o primeiro jogo quando eu e meus irmãos revezávamos a cada 1 hora para que todos pudessem jogar! O The Sims 2 joguei bastante também, o 3 até coloquei no notebook, mas ele já não aguentava muito bem rodar o jogo e ter mais um bilhão de programas de arquitetura instalados. Agora troquei de notebook e estou só esperando o fim do mestrado pra instalar o The Sims 4! Huahua, ok, ok, olha o meu tipo! Mas eu gosto do joguinho, dá pra perder umas boas horas se divertindo com as loucuras dos sims. E sua resenha me deixou bem aliviada, pq o que eu li de gente reclamando sobre a falta disso ou daquilo é pra morrer. Curtia a ferramente de editar estilo, e acho que ela até pode voltar no futuro, mas acho que não faz tanta falta assim. O legal do jogo é, como você disse, brincar nesse mundo doido dos sims e viver uma vida de mentirinha, onde tudo é possível. Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Nunca joguei pra valer o The Sims, mas vejo as pessoas comentando, já vi gente jogando e... não tenho vontade. Pimba. Nada contra de verdade, eu só não tenho interesse, mas me identifico com essa questão de "mimimi tiraram o que eu gostava" e etc. Às pessoas acabam se apegando tanto a esse tipo de detalhe que não dão atenção ao que melhorou de fato no jogo. Nesse aspecto, mesmo sem conhecer, eu concordo contigo - porque a jogabilidade de um jogo é tudo e, se ele trava ou dá lag, eu obviamente largo porque vai ficando chato. -q
    De qualquer forma, que bom que as mudanças foram boas pra ti ♥

    Agora meu momento de fangirl: MENINA, EU PERDI SE BLOG NA EXISTENCIA! Não sei o que aconteceu, eu tinha outro linkado no Hishoku e fazia mais de ano que nada acontecia nele, andava até desanimada porque não te achava mais -qqq devia ter perguntando D:'' Ai, a burrice. Mas enfim, agora tô aqui feliz porque te achei de novo ♥ e era isso [ fim do fangirlism ]

    Beijoca da Tia Shana.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre adorei o The Sims, mas nunca tinha comprado antes. Jogava o pirata mesmo porque não tinha Dilmas para ter tudo. Agora resolvi comprar e também não me arrependi. Joguei muito pouco ainda porque meu notebook deu problema, mas o pouco que joguei já me deixou super animada para jogar mais! E esses detalhes para mim não fazem muita diferença também não. Não gostava de crianças, mas a piscina e o create a style vou sentir saudade. Haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maria! Vim retribuir a visita que você fez lá no blog (Obrigada! *-*) e meus olhinhos brilharam ao ver esse post. Adoro The Sims! ♥ Achei bem legal sua resenha, já testei o jogo e o achei ótimo! Maior bobagem reclamarem dos babys e das psicinas. Os recém nascidos continuam tendo a mesma utilidade, a diferença é que o sim não vai esquece-lo mais no chão, né? hahhaha Além disso, como esse novo estilo com mais interações e emoções do TS4, acredito que eles vão lançar uma expansão que vai revolucionar os bebês do jogo, tipo eles interagirem entre si e coisas do tipo, engatinharem escadas e enconquecerem os pais *-* hahahha Pretendo comprar logo o meu!

    Beijoss
    Blog Mira Mia

    ResponderExcluir