segunda-feira, 21 de abril de 2014

Discos da minha vida

Faz algum tempinho já que eu entrei no grupo Rotaroots, de onde pretendo tirar umas ideias do que postar. Todo mês tem uma ideia de uma postagem coletiva, e resolvi participar dessa, por mais que eu tenha problemas para achar ~álbuns completos~ que me marcaram, e honestamente isso só foi acontecer lá pela adolescência, mesmo. Tentarei manter a ordem cronológica. Vamos começar! :)

NIL, the GazettE

Eu devia ter uns 12 anos quando comecei a ouvir J-Rock. Eu era otaku e tudo mais, nada de muito interessante aqui. Mas esse álbum me marcou porque foi o primeiro que eu realmente curti pra caramba, eu amava simplesmente todas as músicas, muito embora hoje em dia eu só ouça algumas delas. Pois é, eu sei que Gazette é meio queima fita, mas não posso negar que esse foi um dos álbuns que mais curti em toda a minha vida. (Maria, 19 anos é uma vida bem curta, para de drama!)



The Emptiness, Alesana

O ano era 2010. Maria estava apaixonada por um rapaz que jamais gostaria de alguém como ela. Um rapaz realmente muito legal, que a considerava muito, mas nunca gostaria dela do mesmo jeito que ela o cobiçava. Isso não tem nada a ver com a história que o disco conta, e foi justamente por isso que o disco acabou virando uma válvula de escape para Maria. Uma história até que legal, mas que foi baseada no poema Annabel Lee de Edgar Allan Poe. Quanto mais Maria sabia sobre esse álbum, mais ela o amava. Simples assim, esse álbum virou obsessão em pouco tempo. Demorou, mas passou. Mas o amor por ele [o álbum] nunca morrerá.



The Beatles (White Album), The Beatles

Então, esse também começa com uma paixão escrota. Em 2011. Lembro do dia em que o garoto me mostrou algo dos caras. Eu viciei neles por algum tempo, mas passou. Acontece que de todos os álbuns, o álbum branco foi o que mais me marcou, muito provavelmente porque as letras me deprimiam e tal. Massa.





Goatlord, Darkthrone

Meio complicado de explicar esse daí, eu acho. Esse álbum marcou a transição do meu gosto musical, e é simplesmente o meu favorito do Darkthrone. Aliás, esse álbum tem duas capas diferentes, coloquei aqui a que eu mais gosto. Eu vi em algum lugar que na verdade esse álbum é só uma compilação de músicas não lançadas antes, e que os fãs não curtem ele tanto assim por isso. Mas, sinceramente, eu amo. Lembro de todas as manhãs frias escutando esses sons crus e malignos (?). Eu ficava feliz. E ainda fico.




Death Came Through a Phantom Ship, Carach Angren

Eu gosto muito de Carach Angren e esse é meu álbum favorito deles. Eu simplesmente amo coisas que tem navios como tema, mas eu não chego a ser daquelas hipsterszinhas que tatuam âncoras até na bunda. Enfim, eu realmente gosto muito desse álbum, as músicas são muito boas (minha opinião, claro), mas o real motivo que ele está nessa lista é que eu ganhei uma cópia física do álbum no meu aniversário esse ano. Não, esse não é o real motivo. É que a pessoa que me deu esse disco foi meu significant other.



Damnation, Opeth

O mais recente e eu achei que merecia até estar escrito em dourado de tão gold que é (?). Parei pra ouvir em janeiro e simplesmente já é um dos meus favoritos. Não tem muito o que dizer. Quem conhece Opeth, sabe que esse álbum é meio estranho. Não parece ser um álbum deles, ao mesmo tempo que parece muito ser um álbum deles. Acho que isso já é motivo o bastante pra se encantar com esse álbum. E pra quem não conhece Opeth e não curte nada mais pesado, esse álbum continua sendo uma maravilha: não há gritos, não é pesado. Digo, é pesado no sentido de sentimentos (sério, the feels nesse álbum são... cara!), mas a sonoridade não é nada do que se espera de uma banda que começou como Death Metal. Além do álbum ser mágico por si mesmo, ele sempre me fez pensar muito no significant other, e, mais do que isso, memórias maravilhosas vem à minha mente toda vez que o escuto, o que contrasta muito com o clima do álbum já que essas memórias me deixam feliz. São muitas coisas que me fazem amar esse álbum e, num total, posso afirmar que é sim um dos discos da minha vida.

BÔNUS: O Último Descanso Finalmente Lhe é Concedido, Lamúria Abissal

Não estava na lista original, mas pensando bem ele merece uma menção honrosa. Conheci a banda através do vocalista, uma pessoa que eu admiro muito e que é super próxima de mim. Em princípio, ele quis me dar o disco, mas eu insisti em pagar por ele. Não me arrependo, mesmo. Eu tenho certeza que maior parte das pessoas que lerem esse blog já não vão curtir alguns álbuns dessa lista, mas se esse for o caso, O Última Descanso Finalmente Lhe é Concedido é o álbum do qual vocês devem passar mais longe. Lamúria Abissal é uma banda de DSBM (não é bdsm, seus safados!), que significa Depressive Suicidal Black Metal. SIM, isso É um gênero musical. Agora vocês já devem entender o porquê de ficar longe, e também o porquê está nessa lista. Amo, amo, amo!

Por fim, é isso. Não faço a mínima ideia se alguém vai se aventurar pra conferir algum desses álbuns citados (fora os Beatles porque né), porque talvez eu tenha um gosto meio distinto dos leitores, mas se por acaso alguém o fizer, eu adoraria ouvir opiniões. :)

6 comentários:

  1. Beatles eu amo! esta na minha lista tbm! mas as outras vou conhecer (o bom da lista é conhecer novas bandas)
    beijos
    www.coresdodia.com

    ResponderExcluir
  2. O rotaroots é legal. Eu participaria se não soubesse que acabaria nunca aderindo as ideias. Principalmente agora, que ando aparecendo no blog uma vez por mês e olhe lá.
    Pra ser sincero, daí só conheço Beatles (lógico), darkthrone (mas nem conheço muito do trabalho deles) e Alesana (lembro que conheci a banda justamente por cause desse álbum, já que eu sou um puta fã de Edgar Allan Poe, e achei bem foda na época).
    Opeth me interessou, acho que porque gostei da capa. Enfim, vou escutar.

    obs: Respondendo aos seus comentários, o último foi realmente legal. Digo, eu gosto do seu jeito seco. É estranho, porque eu geralmente sou emocional demais.
    Eu seria capaz de escrever um livro sobre o eterno sofrimento que alguma coisa me causa, enquanto você encontrou uma solução no primeiro segundo.
    E quanto ao comentário no qual você disse que a " dor de ser abandonado não é pior do que a de ser um babaca comum disfarçado de ovelha negra", bem, acho que está certa. Talvez não seja mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Dessa lista eu só conheco beatles...

    ResponderExcluir
  4. Que excelente lista! Você tem um ótimo gosto musical.
    Meu favorito é o álbum Damnation, do Opeth.. foi através deste álbum que conheci a banda. Sempre ouço a música Death Whispered a Lullaby..
    Esse álbum do Carach Angren também é muito bom!
    Gosto muito do Darkthrone, embora o único álbum que ouvi foi o Transilvanian Hunger.
    Lamúria Abissal é uma boa banda.. a propósito, sou uma grande fã de DSBM. Conhece Thy Light? É outra ótima banda brasileira desse gênero..

    Obrigada por visitar meu blog. Gostei muito do seu, estarei acompanhando as postagens :) Um abraço..

    ResponderExcluir
  5. Ai Maria, se eu te disser que conhecer de verdade mesmo, só conheço os Beatles, você me perdoa? HUAHUA, oh deos, nossos gostos musicais são incrivelmente diferentes. E não que isso seja ruim, pois já fiquei curiosa pra ouvir Alesana de outros comentários só eu, mas só agora resolvi baixar pra saber qual é. E Gazette eu conheço da minha época otaku hardcore, já que eu também me meti a ouvir J-Rock, mas eu gostava mais do L'Arc~en~Ciel e da carreira solo do Hyde. A bem da verdade, acho L'Arc~en~Ciel nem era J-Rock mesmo, era mais fofinho, acho. :D

    ResponderExcluir
  6. Ai Maria, (só começo assim? HAHUA), eu te juro que tentei gostar de Alesana, pois a premissa é muito boa, mas eu durei até a quinta música do cd, my bad! Gostei dos arranjos musicais, as guitarras principalmente, mas os gritos, ah!, os gritos. Confesso que me incomodaram um pouquinho. Mas vou seguir sua próxima sugestão, quem sabe me dou melhor com Damnation!

    AHHH, e quero saber da sua história com o namorado! Quem sabe me inspiro a tentar a sorte na próxima vez que aquele "e se" despontar na minha cabeça. Sempre fico com a sensação de estar deixando algo muito importante passar, mas acabo não fazendo nada, no conforto da minha timidez.

    =**

    ResponderExcluir